quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AFEGANISTÃO GUERRA SEM FIM

Foi divulgado recentemente pelo site da internet wikileaks documentos que põem em causa toda a guerra e a estratégia americana para o conflito.
Para os mais atentos, os referidos documentos não têm nada de novo, apenas agora se pode constatar que de facto, a maioria daquilo que via-mos na TV não passava de pura propaganda de Bush e seus aliados.
Depois da tragédia de 2001 em Nova Iorque, aquando dos atentados às torres gémeas, símbolo do poder económico americano, Bush e seus pares começaram a tirar nabos da púcara á procura de Bin Laden. A al-Qaeda e seu líder, foram de imediato acusados de cometer o atentado, que ainda hoje e passados todos estes anos não foi bem explicado. Com a divulgação de todos estes documentos, o novo presidente dos Estados Unidos, Obama, e toda a sua administração ficam mais frágeis á opinião pública por um lado, baixando o seu nível de popularidade, e por outro, ao congresso que nestes casos não facilita. Obama está no meio da barricada, os democratas que são antiguerra e os republicanos que a sua ideia é, primeiro poder bélico e depois negociação.
Estes novos acontecimentos, vêm dar razão aqueles que sempre diziam que esta guerra estava perdida. Esta estupidez foi apelidada de guerra ao terrorismo. E digo que foi um conflito estúpido porque, ainda não consegui perceber como é que a generalidade do mundo apoiou tal investida. Ou melhor, saber acho que todos sabemos, mas com isso, não quer dizer que se tenha a legitimidade de invadir um país, desorganizado politicamente, muito pobre, e com uma guerra civil há vários anos, para procurar uma pessoa que não se sabe o seu paradeiro. Como os talibãs eram os senhores do país, Afeganistão, logo, davam abrigo a Bin Laden e seu grupo terrorista.
Esses relatórios divulgam muitas atrocidades cometidas pelas forças da ISAF e também missões militares secretas muitas delas falhadas. Esta guerra já causou mais mortes que os atentados em Nova Iorque, e refiro-me só a mortes civis, pois as militares estão muito bem guardadas. Também o custo desta guerra aumenta ano após ano, não se sabendo para quando está marcada a retirada das tropas. Contudo, Obama prometeu na sua campanha que iria cumprir um calendário de retirada. Embora esteja sempre a ser adiado.
Parece-me que o novo governo americano já constatou que esta guerra não tem fim, e não é com meios militares, por muitos que eles sejam que se consegue vencer os talibãs e a al-Qaeda. É bom lembrar que noutros tempos aquele povo já venceu militarmente dois impérios, os ingleses e mais tarde a união soviética. Mas agora os papéis invertem-se, os Estados Unidos de aliados contra a união Soviética passam a inimigos do mesmo povo e dos mesmos combatentes.
No terreno, talibãs e al-Qaeda têm desde o inicio do conflito um aliado de peso, aliás é o que constata os documentos que a wikileaks publicou, que são os serviços secretos do Paquistão. E é aqui, neste país que pode estar a chave para a resolução deste conflito. Pois o Paquistão, joga em duas frentes, se por um lado apoia os Estados Unidos e quase todas as suas politicas por outro e pela calada os seus fortíssimos serviços secretos treinam e equipam os talibãs.
Num futuro não muito longínquo a ver vamos como os Estados Unidos e seus aliados conseguem descalçar mais esta bota que já está bastante gasta.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BOMBEIROS

A semana passada, o concelho de Fafe, foi açulado por vários incêndios florestais. Várias ignições, muitas delas em simultâneo deixaram a nossa corporação esgotada de meios humanos e materiais.
Como o trabalho era muito, na segunda-feira por volta das 22horas chegou a Fafe um reforço de efectivos, vindos da cidade de Lisboa. Meios esses que eram compostos por cerca de trinta elementos e seis viaturas de várias corporações.
Todos esses bombeiros, vieram para Fafe em regime de voluntariado, sem ganhar um euro, alguns deles perderam dias de trabalho para estar junto de nós na dura luta contra o fogo. Ao fim de uma semana terrível, duas viaturas foram desmobilizadas, e no domingo depois de uma noite de descanso, puseram-se ao caminho, para Lisboa.
Ao fim de cerca de duas horas de viagem, na zona da Mealhada em plena auto-estrada a tragédia aconteceu. Uma das viaturas despistou-se, precipitando-se numa ravina causando a morte ao 2º comandante dos bombeiros voluntários de Cabo Ruivo, e deixando os outros ocupantes em estado grave.
A nossa revolta é muito grande, ver mais um camarada partir depois de ter cumprido a sua missão, fora da sua terra, e longe da sua família e amigos. Este acontecimento só vem dar mais força e união para continuarmos com a nossa digna missão de salvar pessoas e bens.
Muitos falam, outros escrevem, mas que me perdoem, não percebem nada da matéria, pois é preciso viver como um bombeiro para se poder opinar alguma coisa. Já repararam que enquanto a cidade dorme á alguém que está no meio duma floresta, escura, só vendo a luz da lua e das chamas, muitas vezes sem comer e beber. Já se imaginaram assim? Pois foi assim que os bombeiros de Fafe juntamente com os seus camaradas de Lisboa andaram na última semana. E depois ainda temos de ouvir as vozes críticas das pessoas a dizerem que chegamos tarde, enfim, estamos em Portugal.
Nesta hora de tristeza e de luto o que os bombeiros mais querem é serenidade para continuar o seu trabalho.
Pois podem contar connosco. Bombeiros de Portugal sempre prontos.