segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BOMBEIROS

A semana passada, o concelho de Fafe, foi açulado por vários incêndios florestais. Várias ignições, muitas delas em simultâneo deixaram a nossa corporação esgotada de meios humanos e materiais.
Como o trabalho era muito, na segunda-feira por volta das 22horas chegou a Fafe um reforço de efectivos, vindos da cidade de Lisboa. Meios esses que eram compostos por cerca de trinta elementos e seis viaturas de várias corporações.
Todos esses bombeiros, vieram para Fafe em regime de voluntariado, sem ganhar um euro, alguns deles perderam dias de trabalho para estar junto de nós na dura luta contra o fogo. Ao fim de uma semana terrível, duas viaturas foram desmobilizadas, e no domingo depois de uma noite de descanso, puseram-se ao caminho, para Lisboa.
Ao fim de cerca de duas horas de viagem, na zona da Mealhada em plena auto-estrada a tragédia aconteceu. Uma das viaturas despistou-se, precipitando-se numa ravina causando a morte ao 2º comandante dos bombeiros voluntários de Cabo Ruivo, e deixando os outros ocupantes em estado grave.
A nossa revolta é muito grande, ver mais um camarada partir depois de ter cumprido a sua missão, fora da sua terra, e longe da sua família e amigos. Este acontecimento só vem dar mais força e união para continuarmos com a nossa digna missão de salvar pessoas e bens.
Muitos falam, outros escrevem, mas que me perdoem, não percebem nada da matéria, pois é preciso viver como um bombeiro para se poder opinar alguma coisa. Já repararam que enquanto a cidade dorme á alguém que está no meio duma floresta, escura, só vendo a luz da lua e das chamas, muitas vezes sem comer e beber. Já se imaginaram assim? Pois foi assim que os bombeiros de Fafe juntamente com os seus camaradas de Lisboa andaram na última semana. E depois ainda temos de ouvir as vozes críticas das pessoas a dizerem que chegamos tarde, enfim, estamos em Portugal.
Nesta hora de tristeza e de luto o que os bombeiros mais querem é serenidade para continuar o seu trabalho.
Pois podem contar connosco. Bombeiros de Portugal sempre prontos.

Um comentário:

  1. Marco, gostei das tuas palavras!
    É bem verdade o que tu sentes. Bombeiros são sinónimo de coragem, luta e ajuda. Continuem assim e nunca desistam, porque nós precisamos de pessoas como tu!
    Um beijinho e um GRANDE bem haja.

    ResponderExcluir